O Instituto mudou a história da comunidade

Acreditar em um mundo melhor, trabalhando pelo bem, causa resultados permanentes em uma sociedade. A chegada do Instituto Paulo Freire de Ação Social no Jardim Monte Cristo tem promovido uma mudança radical na comunidade local. A adolescente Melissa Carvalho Clever, de 14 anos, moradora do bairro e educanda na instituição, partilhou sua história conosco.

Melissa entrou no Instituto aos oito anos de idade, no ano de 2007. Está concluindo nesse ano de 2014 a sua jornada na Instituição. Aqui, participou das oficinas pedagógicas e se apaixonou pelo espaço. Desenvolveu um apreço especial pela oficina de violino, participando de diversas apresentações das crianças do Instituto tocando esse instrumento.

Em depoimento, ela compartilhou a sua percepção do trabalho do Instituto junto com a comunidade. Ela afirma: “o bairro mudou quando o Instituto chegou. As pessoas passaram a se respeitar mais, enfim, ficou tudo bem melhor”.

A mudança das crianças atendidas muda o comportamento das suas famílias. E mudando as famílias, mudamos a comunidade. Isso é transformação social.

Melissa está atualmente se preparando para prestar o exame da Guardinha. Sonha em ser Engenheira e Musicista. Ela reconhece a importância do Instituto na sua formação e deixa um recado para a equipe e para os mantenedores: “Muito obrigado! Vocês fazem parte da minha vida”.